13 de set. de 2017

Como ir de EWR New Jersey para Manhattan

Quando eu fui agora para NY com meus pais, fiz uma pesquisa para saber qual a melhor maneira de ir do aeroporto até o centro de Manhattan e decidi ir de trem. Vou fazer um resumo dessa pesquisa e o passo a passo do trem que peguei.
TAXI
É o jeito mais prático (nem sempre mais rápido) de se chegar ao hotel. Vários sites dão uma média do valor da corrida e é sempre um pouco caro. Some aí os valores de pedágio e gorjeta. Pelo que eu vi, se eu pegasse apenas um taxi (éramos 4 pessoas com 4 malas e duas mochilas), sairia por volta de $70.00. O problema é que você não tem certeza de quanto ficará a corrida e nem o tempo que vai levar. O trânsito em NYC é tenso, principalmente nos horários de pico. Vi relatos de pessoas que ficaram duas/três horas presas no trânsito. Na chegada pode até não ser um problema, mas na volta, com horário para pegar avião, ninguém quer ficar horas dentro do táxi.
UBER
O que eu falei do táxi serve para Uber, salvo que o motorista não irá esperar uma gorjeta. Eu não cogitei pegar um porque não sabia se o aeroporto teria wi-fi e, uma vez fora do aeroporto, não teria mais internet para poder acompanhar o trajeto ou fazer qualquer outra coisa que precisasse do app.
CARROS PARTICULARES
Existem empresas de carro que te buscam no aeroporto e te deixam na porta do seu hotel. São várias opções de transporte. Compartilhado: vai você e quem mais couber na van. É o mais barato, mas você pode ser o último a ser deixado no hotel (ou o primeiro a ser pego no caso da volta) e isso pode demorar muito. Privado: só vai quem estiver no seu grupo. Só vale a pena se forem muitas pessoas, mais do que caberia em um único taxi. Limusine, SUV e por aí vai. Eu pensei em reservar o carro compartilhado, mas desisti porque vi que teria que ligar para a empresa informando que havíamos chegado e eu não teria como ligar. Fora que as empresas não tinham boa avaliação no Tripadvisor.
ÔNIBUS
Tem uma empresa de ônibus que sai dos aeroportos (pelo menos JFk e Newark) e vai até o Grand Central Terminal, parando também no Bryant Park. A passagem custa $17.00. No aeroporto de Newark, é só seguir as placas “Bus to Manhattan” e quando sair do aeroporto, atravessar a primeira pista que é de carros/taxis e ir até um dos guichês à direita. Vai ter alguém num balcão verde vendendo as passagens. A vantagem é que é simples, barato e você vai apreciando a vista, mesmo que fique preso no trânsito. Apesar deles falarem que o ônibus chega a cada 15 minutos, vi diversos relatos no Tripadvisor que, na verdade, não tem hora certa. Pode ser que chegue em 5 minutos, pode ser que demore 40. Eu fui até o balcão e perguntei quanto tempo demoraria para o próximo ônibus e a resposta que tive é que estaria chegando. Com essa resposta e lembrando das avaliações, fui para o trem.
TREM
São dois trens até o centro de NY, um pequeno e moderno no aeroporto e outro que realmente te leva a Manhattan, mais precisamente até a NY Penn Station. A passagem custa $13.00 e pode ser comprada em máquinas ou no balcão. O trajeto todo demora uns 40 minutos se o trem até a cidade não demorar, mas eles são pontuais e dá para saber os horários certinhos no site.
Fomos e voltamos de trem por ser o mais barato (mesmo com quatro pessoas 4 x 13 = $52.00) e mais rápido. Como nosso hotel ficava perto da Penn Station, não precisamos pegar metro ou taxi, fomos a pé mesmo.
PASSO A PASSO
Vou te levar pela mão nesse trechinho da viagem hehehehe
O Air Train é um sistema de trem bem moderno que conecta os três terminais e os prédios de garagem gratuitamente, ou seja, se você for fazer uma conexão e tiver que ir do terminal A para o B, você pode pegar o Air Train sem pagar nada. Se você for sair na estação NEWARK LIBERTY AIRPORT STATION, você terá que pagar $5.50 e de lá pegar trem, carro, ônibus ou o que preferir.
Depois de pegar as bagagens, basta seguir as placas para o Air Train. Você vai chegar em um terminal pequeno com portas dos dois lados. Um lado vai até o P2 e o outro lado vai para o P4 e Airport Station, olha só o mapa:



Mapa do sistema de trens do Aeroporto EWR até New York

Você estará em um dos terminais (A, B ou C) e terá que ir até a estação Newark Liberty Airport Station, passando pela estação P4. Basta pegar o trem do lado “RAILink, P4” e sair na última estação. Lá você terá que comprar o bilhete (dá para comprar antes de entrar no trem também) em uma das máquinas. Você toca na tela para começar, escolhe NJTransit, depois NY Penn Station, seleciona se é adulto, criança, só ida ou ida e volta, por fim escolhe a forma de pagamento. Se você for pagar em dinheiro, é colocar as notas no local indicado, espera sair seu ticket e troco, se houver. Quando eu fui (agosto/2017), a passagem só ida até Manhattan custava $13.00. Com o ticket na mão, é só passar o código no leitor que fica na frente da catraca. Ela irá abrir e você passa feliz. GUARDE SEU TICKET! Importante guardar seu ticket em um local fácil, pois você precisará dele depois. Após a catraca, terá uma placa “TRACKS 1, A – New York e Newark”, só seguir. Você irá descer uma escada rolante e já estará numa passarela entre os trilhos A e 1. Um pouco pra frente tem uma “sala” com cadeiras, banheiros e uma tela informando os horários dos trens. Dê uma olhada para saber que horas ele chegará (são bem pontuais) e em qual trilho (A ou 1). Quando o trem chegar, preste atenção para ver se é o NJTransit mesmo, o Amtrak pode parar nessa estação e ele é mais caro. Certo, você viu que era o NJTransit mesmo, é só entrar, sentar e esperar o condutor para conferir seu bilhete. Depois disso é só ir apreciando a vista (nem é tão bonita) e esperar chegar na estação New York Penn Station que é a última, não tem erro. Só não pode confundir com a Newark Penn Station que é uma das primeiras. Na dúvida, só perguntar para alguém ou seguir a galera. Quando chegar na NY Penn Station, só seguir as placas para a saída ou metrô ou o que você for pegar até o seu destino. Eu fui seguindo para a saída da rua 32 e andei até o meu hotel. Simples e rápido. Em todos os lugares tem escada rolante ou elevador, não é preciso carregar malas pelas escadas como eu fiz quando eu vim do JFK.
Para quem não sabe, a NY Penn Station fica na 7ª avenida com a 32st, bem no centro, perto do Empire States e da Times Square:
Localização da NY Penn Station

Nenhum comentário: