27 de jun. de 2017

Lençóis Maranhenses rapidinho

Viajei para Fortaleza com meus pais para visitar a família. Aproveitei para fazer um stop over em São Luís na volta para Brasília.
O voo saiu de Fortaleza por volta das 10 da manhã e chegou ao meio dia em São Luís. Almocei no aeroporto (só porque não tinha outra opção) e fui ao balcão da Hertz que fica em frente ao portão de desembarque. Assinei o contrato de locação (já havia reservado o carro pelo site) e veio um carro da Hertz nos buscar no aeroporto e levar até a loja. Colocamos as coisas no carro, meu pai no carona, minha mãe atrás com o celular no Google Maps e partiu estrada.

Ao sair de SLZ você pega a BR 135. A primeira parte é duplicada, portanto é tranquila. Depois vem uma parte que ainda não está duplicada (há obras sendo feitas) e o trafego de caminhões e carros é muito intenso. Chega a ficar um pouco perigoso porque é muita gente tentando ultrapassar os caminhões dos dois lados. Mais pra frente vem outra parte duplicada. Depois de uns 50km do aeroporto, tem a entrada para a BR 402. É só prestar atenção nas placas para Morros ou Barreirinhas. Uma vez na 402, não tem erro. Quer dizer, só em Rosário que a falta de sinalização pode fazer você sair da rota. Mas nada que o GPS do celular ou a informação de qualquer pessoa na rua não resolva. A 402 é bem mais tranquila que a 135, apesar de não ser duplicada. Quase não peguei caminhão. Tem que ter cuidado com os animais na pista, havia muitos jumentos, cachorros, bois e até galinhas atravessando. Bem, um vez que você conseguiu sair de Rosário, só seguir até chegar em Barreirinhas.

Como toda cidade do interior do nordeste, Barreirinhas tem motos, muitas motos e mais motos! Então tem que ter muito cuidado ao andar pela cidade, seja de carro ou a pé.

Chegamos às 16h e fomos para a Pousada que havia reservado pelo Booking. A Pousada Toca dos Aventureiros é tipo uma chácara na beira do rio. São alguns quartos no térreo com varanda, uma área com árvores, outra que dá acesso ao rio. 

Varandas com rede
Rio Preguiças - Pousada Toca dos Aventureiros
Caminho para os Lencóis
Centro Histórico



Fui reservar o passeio para o dia seguinte na recepção da pousada. Fiquei sabendo que havia diferentes passeios nos Lençóis Maranhenses e mais alguns nos rios da região. Infelizmente só teria o dia seguinte, então reservamos apenas o passeio da Lagoa Bonita nos Lençóis. Fiquei com vontade de fazer o passeio que passa em Mandacaru e Vassouras.

À noitinha, fomos até a Av. Beira Rio. É uma rua turística e charmosinha no centro de Barreirinhas que fica na beira do Rio Preguiças e que possui alguns restaurantes e lojinhas de artesanato. Jantamos no restaurante A Canoa. Eu e meus pais adoramos e olha que é muito difícil agradar meu pai quando o assunto é comida. Pedimos um prato de camarão para duas pessoas e comemos nós três (nós comemos pouco mesmo). Estava delicioso.

No outro dia, tomamos café na pousada. Café simples, com algumas frutas, pães e frios. Eu gostei da tapioca feita na hora. Às 10h fomos ao centro, demos uma volta no comércio da cidade, feirinha, mercado, nada de muito interessante. Compramos água e lanches para o passeio da tarde e fomos almoçar no mesmo restaurante do dia anterior. Pedimos uma anchova assada que estava uma delícia. Voltamos para a pousada e esperamos o carro da excursão que iria nos pegar às 14h.

A caminhonete chegou no horário, passamos em outras pousadas para pegar mais pessoas e seguimos viagem. Foram uns 40 minutos de estrada de terra, com direito a travessia de balsa pelo rio. O trajeto não é longo, mas balança muito. Eu achei divertido. Quando o carro parou, subimos uma duna enorme e lá em cima, a vista dos Lençóis Maranhenses. É muito lindo. É incrível! Andamos pela areia fria (deixamos os chinelos no carro) e seguimos até a primeira lagoa. A água estava quente, cristalina. Queria ter ficado o dia inteiro ali. Continuamos por outras dunas e lagoas até a hora do pôr-do-sol. Fez muito frio na volta, pois estávamos de roupa molhada e o ventava muito em cima. Eles nos deixaram na pousada, tomamos banho e fomos jantar no nosso restaurante favorito. Pedimos um prato de camarão empanado que eu queria ter comido sozinha de tão bom. Estava tendo uma festa junina na pracinha ao lado da av. Beira rio. Ficamos um pouco para ver as apresentações de boi.









No dia seguinte, pegamos a estrada cedo e chegamos às 11:40 em São Luís. Enchi o tanque do carro e devolvi na loja. Eles nos levaram ao aeroporto e fizemos o check in por volta de meio dia. Como nosso voo era às 15:45, pegamos um táxi até o centro histórico. Passeamos pelas ruas, Palácio dos Leões, Mercado. O táxi de ida, foi tabelado R$ 53,00. A volta deu R$40,00.



Foi isso, uma viagem rapidinha só para conhecer os Lençóis. Se você não gosta de estrada, dá para ir de São Luís para Barreirinhas de transfer, van, ônibus. Nesses casos, aconselho ficar num hotel no "centro" de barreirinhas, assim você pode fazer tudo a pé. 

Nenhum comentário: