28 de nov. de 2016

Patagônia Argentina - Parte 1

Diário de Viagem! 
Obs: todos os preços estão em peso argentino ($) ou real (R$)
09/11
Cheguei em Buenos Aires meia noite. A imigração foi tranquila, perguntaram quantos dias eu ia ficar e escanearam meu polegar. Após a área de pegar a bagagem despachada, há diversos stands de transfers e taxis. Fui direto no stand da Tienda Leon e paguei o transfer que havia reservado ($200 pesos). O ônibus saiu 1:00 da manhã, parou em um terminal em Porto Madero e chegou no aeroparque às 2:30. Despachei minha bagagem (o check in deste trecho já tinha sido feito em Brasília) e fui esperar o voo. O voo entre BsAs e El Calafate foi tranquilo, serviram alfajor havana e bebidas. O aeroporto de El Calafate fica distante da cidade e me pareceu que os preços para ir até a cidade eram tabelados: taxi $480, ônibus $160. Decidi dividir um taxi com um alemão e uma americana que conheci quando estava esperando o voo em Buenos Aires. Eles também estavam viajando sozinhos e preferiram rachar o taxi, já que sairia o preço do ônibus.
Durante o caminho até a cidade, o taxista ofereceu nos levar para o parque nacional de Los Glaciares por $1.800 ($600 para cada). Topamos por que era por volta das 8:00 da manhã e nossos check ins nos hostels eram na parte da tarde.
A entrada do parque é $250 para quem é do Mercosul. Lá você anda por umas passarelas de metal com algumas escadas e observa bem de perto o Glaciar Perito Moreno. É incrível! Ele tem 40 metros de altura e, pelo menos na época em que fui, alguns blocos de gelo estavam caindo na água. Em El Calafate, os principais passeios são com esse Glaciar: você pode ir ao parque, pode ir de barco, pode caminhar sobre ele. Dependendo do passeio, tem que reservar antes com uma empresa. O parque possui 4 trilhas de cores diferentes, as melhores vistas do glaciar são das trilhas vermelha e amarela.
Saímos do parque e o taxista deixou cada um em seu respectivo hostel. Eu fiquei na Hosteria Patagônia. Não é um hostel e nem um hotel. É algo mais para uma pousada. Resolvi ficar lá porque precisaria de um quarto só para mim na primeira noite. Sabia que não ia conseguir dormir nada com esses voos de madrugada e queria descansar muito para o que viria a seguir. Gostei de lá, é bem simples, mas tudo limpo com um café da manhã agradável.

A tarde fui passear na rua principal da cidade e pesquisar os horários e preços de ônibus até El Chalten na rodoviária. Uma empresa fazia ida e volta por $1200, com horários livres para pegar o ônibus, mas acabei fechando com a TAQSA que fazia ida e volta por $1000, mas com horários fixos.
El Calafate é uma cidade bonitinha, mas não tem muito o que fazer. A rua principal possui lojas e restaurantes. Tem um mercado que aceita cartão de crédito. 
Perito Moreno

Restaurante charmoso

Primeira casa de El Calafate

Nenhum comentário: